top of page

Votação 2023

A seguir você verá os desenhos organizados por código com seus respectivos títulos. Anote o código do seu desenho favorito (ex.: B01), e após escolher em todas as categorias vá para a aba "Votação", localizada na barra de menu, na parte superior do site.IMPORTANTE: Lembre-se de escolher os desenhos em todas as categorias antes de votar. Votos repetidos com o mesmo email não serão aceitos.

Logo_SBC_fundo transparente (2).png

Mapas de Crianças 2023!

Edital para a edição 2023 do "Prêmio Profª Livia de Oliveira" 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA

Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto

Comissão de Cartografia para Crianças e Escolares

“CONCURSO CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS”

Manual de Instruções para a chamada do concurso do ano de 2023

1. Objetivo

O objetivo do “Concurso Cartografia para Crianças” é possibilitar a ampliação das fronteiras da Cartografia, embasado na premissa básica de estimular as nossas crianças a atuarem como protagonistas, para a formação de uma mentalidade cartográfica nas novas gerações, familiarizando nossas crianças, desde cedo, com a leitura e interpretação de mapas.

A ASSOCIAÇÃO CARTOGRÁFICA INTERNACIONAL - ICA criou em 1993, em homenagem à Prof.ª. Barbara Petchenik, eminente cartógrafa, que dedicou toda a sua vida à criação de mapas destinados a crianças, o “Prêmio Barbara Petchenik de Mapas Infantis”, que tem por objetivo promover a representação criativa do mundo, em termos de forma gráfica - desenho ou qualquer outra forma de trabalho artístico, por crianças. Os países membros da ICA, entre eles, o Brasil, representado pela Sociedade Brasileira de Cartografia-SBC poderão participar deste concurso. Em parceria com a Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação - Câmpus de Ourinhos – Unesp, o concurso tem sido divulgado em todo o território nacional, aumentando significativamente o número de participações a cada ano.

O tema do concurso nacional, Prêmio Prof.ª Livia de Oliveira, pioneira nas pesquisas de Cartografia Escolar no país, este ano é “MAPEANDO O FUTURO” em consonância com o tema do prêmio Barbara Petchenik  “A map of my future world”.

2. Público Alvo

O “Concurso Cartografia para Crianças”, promovido pela SBC, tem por propósito atingir os alunos da rede de ensino fundamental e médio de todo o território nacional e, para tanto, a SBC envidará todos os esforços possíveis para atingir o maior número possível de escolas/colégios da rede municipal, estadual e privada de todo o Brasil. 

3. Regras para participar do Concurso 

São 4 (quatro) as faixas etárias do concurso, abaixo discriminadas, sendo que os desenhos são individuais:

  • Menores de 6 anos

  • Entre 6 e 8 anos

  • Entre 9 e 12 anos

  • Entre 13 e 15 anos

​​

No julgamento dos desenhos serão utilizados 3 (três) critérios:

  • Qualidade na execução

  • Uma mensagem reconhecível

  • Conteúdo cartográfico

Em outras palavras, o Conselho Assessor em suas análises, buscará:

  • Uma conexão reconhecida entre forma, figura e uso de elementos cartográficos criativamente relacionados à chamada do tema do concurso;

  • Uma imagem reconhecida do mundo todo ou de parte dele no qual as figuras (formas) e relativas localizações das massas da terra e dos oceanos estão corretas quanto racionalmente se espera da idade da criança e dentro do contexto do “sistema de projeção” usado;

  • Elementos cartográficos apropriados como símbolos, cores e nomes que ajudem a se relacionar ao tema do concurso.

  • Clareza e legibilidade com relação ao ponto, linha e símbolos de área apropriados aos meios de expressão, sejam no papel ou em outras superfícies, desenhados ou feitos de materiais naturais;

  • Qualidade estética geral em assuntos como equilíbrio e harmonia entre os elementos da imagem;

  • Só serão aceitos desenhos no tamanho A3 (420 mm x 297 mm) ou A4 (297 mm x 210 mm) e sua superfície deve ser plana (lisa);

  • Qualquer tipo de sistemas de projeções pode ser usado para gerar as linhas costeiras e outro material de base (por exemplo, os limites internacionais) e quadrículas e;

  • O desenho deve ser uma peça de trabalho original e ela pode ser feita usando métodos tradicionais para elaboração do desenho com esferográficas, lápis de cor, aquarelas etc.

​​

No verso de cada desenho deve ter, obrigatoriamente, as seguintes informações:

  • Nome completo do aluno;

  • Idade do aluno e ano escolar;

  • Nome do Professor/Orientador;

  • Nome da Escola;

  • Endereço completo da Escola (incluindo telefone para contato e e-mail);

  • Título do Desenho: escrito em português e em inglês;

  • Nome, e-mail e/ou telefone de um dos responsáveis pela criança, quando houver.

  • Resposta da pergunta: O que você quis expressar com esse desenho?

​​

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

– Dados incompletos desclassificam automaticamente a participação do aluno.

– Os dados deverão estar escritos em letras maiúsculas e legíveis.

– Não é necessário colocar o título (chamada) na folha de rosto.

– Estes dados devem constar em uma etiqueta colada no verso do desenho da criança. Não colocar o nome da criança na frente do desenho.

– Não serão aceitos desenhos como nomes de marcas de produtos comerciais. Por exemplo: Fiat, Coca-Cola, nomes de pessoas etc.

- Todos os desenhos recebidos ficarão na Biblioteca/ Mapoteca da SBC a disposição dos autores, com direitos reservados. A SBC utilizará os desenhos para fins de divulgação do concurso e para envio dos selecionados para concursos e exposições internacionais.

Cada escola poderá encaminhar no máximo 20 (vinte) desenhos em qualquer faixa etária. Sugerimos que as escolas/colégios façam um esforço para que todas as faixas etárias sejam contempladas. 

INSCRIÇÃO DOS DESENHOS:

ETAPA 1: Preencher o formulário disponível no link  abaixo:

https://forms.gle/83irLcN9b8fG3BMT9

No formulário foram acrescentadas duas perguntas que não são obrigatórias, mas contribuirão muito para as pesquisas sobre ensino de Cartografia e Cartografia Escolar além da divulgação do concurso.

  1. Qual a sua motivação para participar do concurso? Essa pergunta é direcionada ao professor e ele poderá responder apenas uma vez no formulário.

  2. O que você quis expressar com esse desenho? Essa pergunta é direcionada ao aluno. 


ETAPA 2: Entregar os desenhos pessoalmente ou enviar pelo correio para o seguinte endereço: 

UNESP – CAMPUS DE OURINHOS

Av. Renato da Costa Lima, 451

Bairro: Ville de France

19903-302 - Ourinhos, SP

Aos cuidados da Profa. Dra. Carla Sena

ATENÇÃO: a partir deste ano os desenhos enviados que não estiverem cadastrados no link acima serão desclassificados. Apenas o cadastro online não garante a participação do desenho, é obrigatório o envio do original.

4. Calendário de Eventos

  • 28 de Fevereiro de 2023- O edital com as instruções da chamada do Concurso estará à disposição das Escolas/Colégios, na SBC e na Página www.mapasdecriancas.com 

  • 30 de Julho de 2023 – Prazo final para a entrega dos desenhos no endereço acima, ou data de postagem do dia nos correios.

  • Setembro de 2023– Exposição dos 100 melhores desenhos (selecionados pela comissão julgadora), no site www.mapasdecriancas.com com votação popular e em exposições pelo país.

  • Dezembro de 2023 – Divulgação do resultado final do Concurso Nacional na página www.mapasdecriancas.com

​​

5. Premiação

Prêmio Prof.ª Lívia de Oliveira

O concurso ocorrerá em duas etapas:

Na primeira etapa serão escolhidos, entre todos os desenhos recebidos, os 100 (cem) melhores. Esta escolha será feita pelo Conselho Assessor e a Comissão Organizadora, de acordo com as regras estabelecidas no item 2 deste Edital.

Na segunda etapa, os 100 (cem) desenhos escolhidos concorrerão ao Prêmio “Prof.ª Lívia de Oliveira”. A escolha será feita através do voto das pessoas que visitarão as Mostras Itinerantes dos desenhos e no site do concurso. Nesta votação, serão escolhidos os 3 (três) melhores desenhos dentro de cada faixa etária.

A premiação será composta por um Diploma, Medalha, Atlas Geográfico, livros educacionais ou outros que poderão ser definidos pelo Conselho Assessor e Comissão Organizadora para os alunos e um diploma para o professor que coordenou a execução do desenho.

(*) – Professores/Orientadores que queiram saber mais a respeito do assunto podem consultar as páginas da ICA e/ou da SBC.

www.icaci.org ou http://children.library.carleton.ca/

www.cartografiaescolar.blogspot.com

bottom of page